# Resenha do Livro As Flores do Ruanda- Adelson Correia da Costa
Hoje temos resenha do livro As Flores do Ruanda, do escritor parceiro aqui do blog, Adelson Correia da Costa!!
Quase não ouvimos falar ou sabemos exatamente onde fica Ruanda e também mal nos lembramos de uma guerra civil sangrenta que dizimou milhares de pessoas na África Central.
Um país com etnias diferentes que lutam entre si, Hutus, Tútsis e Twas.
Onde os Twas conta com menor grupo onde é mais descriminado e a tribo que mais sofre injustiças dentro da nação.
Realidade e ficção é misturada dentro da narrativa do autor que nos leva à um passeio de montanha russa de emoções onde o sobe e desce oscila entre tristeza, revolta,ódio e compaixão.
Nos conta também sobre uma doutora rica que é enviada pela Cruz Vermelha para trabalhar em Ruanda e assim que chega desperta simpatia pelos Twas e entra em confusões em defesa deles.
Daí em diante Isabelle se mostra mais determinada em lutar para tentar amenizar as tragédias que assolam essa tribo dia a dia.
No decorrer da leitura, a gente para e pensa que por mais que alguns fatos possam ser fictícios a realidade e a verdade está ali estampada, nos mostrando que mortes existiram, mulheres foram brutalmente violentadas, com alma em frangalhos, rejeitadas, sozinhas, uma epidemia do vírus HIV dizimando, sugando a vida vagarosamente, quanto massacre; terra não mais, somente um mar imenso de sangue.
Tudo isso aconteceu...
Poder?... Eu me pergunto...
Talvez ...Ignorância de mãos dadas com a maldade...
Digo... Não somente ignorância cultural incapaz de aceitar as diferenças , mas, ignorância da Alma...Irracionalidade...
Um livro forte, pesado em algumas narrativas, foi o livro que mais demorei a ler, tive que parar e dar uns intervalos durante a leitura, fatos reais, me chocam, mesmo com uma boa dose de ficção... E com certeza uma resenha difícil de fazer, pois geralmente eu expresso o que sinto do que leio, e você pensar que aquilo tudo aconteceu é muito chocante, você tenta se transportar dentro da estória para tentar sentir o drama de cada sobrevivente, cada dor física e emocional é muito intenso...difícil descrever aqui totalmente os sentimentos...
Quantas mulheres,homens e crianças, abusados física e emocionalmente é tão revoltante e inaceitável como seres humanos podem chegar a ser tão brutais para impor poder, não aceitar diferenças, não ter compaixão pelos mais fracos.
Foram 427 páginas de emoções fortes e chocantes, a escrita do autor é simplesmente linda e rica em detalhes, Adelson escreve muito bem, consegue passar pra gente cenários e emoções reais, nos envolve na leitura e cada página é devorada para poder chegar ao final...
Gostaria de ter acesso a alguma outra obra dele mais leve e romântica, sem muita realidade, tenho certeza que seria maravilhosa também, só que mais relaxante.
Recomendo, mas, lembrando que é uma leitura intensa e forte.

Quer saber mais?
Visite o blog do autor
Blog do Autor